Em 1927, a Unicer deu início à sua especialização na produção de bebidas, incluindo cerveja, água gaseificada, água sem gás, sumos, refrigerantes e vinho. Tem nove fábricas em Portugal: a maior, em Leça do Balio, produz cerveja; três no Caramulo, Envendos e Castelo de Vide produzem água sem gás; em Pedras Salgadas e Melgaço produz-se água gaseificada; em Santarém, no Ribatejo, refrigerantes e na Póvoa de Lanhoso vinho, enquanto Poceirão armazena um silo de malte e cevada. A empresa aumentou as suas vendas de cerveja e refrigerantes em cerca de 30% na década de 60 do século XX como resultado da mudança para as novas instalações de produção em Leça do Balio.

O seu compromisso com as comunidades locais onde está presente leva a Unicer a adoptar ao máximo possível a sustentabilidade ambiental nos seus métodos de produção. A conformidade é um objectivo essencial e, enquanto produtora de alimentos e bebidas, é legalmente obrigada a imprimir um código de barras e um número de lote em todas as garrafas e caixas de forma a ser possível rastrear os produtos caso surjam problemas relacionados com a qualidade. O recente investimento numa série de equipamentos laser D620i da Domino para a codificação de etiquetas nos gargalos das garrafas, assim como em vários codificadores laser D320i para embalagens preparadas para prateleiras permite à Unicer ter, a agilidade para acompanhar as exigências de
codificação, adaptar-se a diferentes tamanhos e formatos de garrafas, bem como garantir uma codificação sempre legível.

José Aleixo – Gestor de Projecto e Melhoria Contínua da Unicer, Grupo Carlsberg, comenta que “Não cumprir as normas não é uma opção para nós. Encontrar um sistema de marcação e codificação 100% fiável foi o nosso principal objectivo. O desafio é considerável, uma vez que os nossos produtos mudam com frequência. Desde garrafas de diversos formatos e tamanhos à impressão do código em diferentes locais da garrafa – estes são desafios constantes e necessitamos de garantir sempre a legibilidade do código. É importante para nós manter o equilíbrio entre a obrigação legal e a estética visual dos nossos produtos”.

Existe também o imperativo comercial. Se os códigos tiverem uma fraca impressão ou de difícil leitura, pode dar origem à interrupção da linha de produção, afectando as vendas e diminuindo os lucros. Tal como explica José Aleixo, Gestor de Projecto da Unicer, “Cada vez mais necessitamos de equipamentos que nos ajudem a rastrear os nossos produtos, dado que esse é actualmente um requisito no sector alimentar e das bebidas. A nossa capacidade de codificação e marcação necessita de ser consistente de forma que, se existir alguma reclamação ou algum problema,
possamos ser capazes de lidar imediatamente com a situação”. O relacionamento de 8 anos entre a Unicer e a Domino continua a ser reforçado, conforme constata José Aleixo: “A nossa parceria de longa data com a Domino comprova a forma como esta alia o seu conhecimento técnico ao seu serviço de assistência”. A Unicer há muito que utiliza os sistemas de impressão e aplicação M-Series da Domino, produzindo códigos de barras de alta resolução. Mais recentemente, a Unicer instalou diversas unidades M-Series para impressão e posterior aplicação de
etiquetas em garrafas embaladas. Esta solução aplica as etiquetas a altas velocidades de produção, sempre no mesmo local da embalagem.

A integração destes sistemas é facilitada pela funcionalidade QuickDesign da Domino. Juntamente com outras linhas de produção, duas novas linhas de enchimento integram equipamentos Domino. Isto melhorou a capacidade da Unicer para responder e mudar de linhas de produção com tempos de inactividade mínimos, cumprindo as necessidades do mercado. Ao fornecer uma solução que codifica a garrafa, a embalagem e a palete (abrangendo assim a embalagem primária, secundária e terciária), o custo de manutenção e execução do sistema é significativamente inferior. A nova configuração foi testada quando a Unicer desenvolveu o projecto Cubo, uma campanha para aprofundar as relações com os clientes que consistia em oferecer prémios em troca de um código impresso na garrafa, o qual tinha de ser introduzido pelo cliente num website. As linhas de produção produzem 70.000 garrafas por hora e cada garrafa é etiquetada em tempo real.

Uma vez que cada código é exclusivo e está associado a uma base de dados correspondente, é necessário que a codificação ocorra a uma velocidade elevada. Para cumprir este desafio, a Domino apresentou soluções testadas, superando os problemas de forma atempada. A qualidade e fiabilidade dos sistemas Domino, assim como os níveis de serviço, foram um factor decisivo para a decisão da Unicer de prolongar a sua parceria, tal como afirma José Aleixo: “O nosso relacionamento profissional com a Domino é muito positivo. Toda a equipa é extremamente competente e acessível e está sempre disponível para responder às nossas perguntas, que é algo que valorizamos.” José Aleixo conclui que “A codificação alcançou neste ponto o nível que pretendíamos: algo que funciona, é fiável e não causa preocupações. Esta é agora a norma e não a excepção”.

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